Fotos: Getty Images
O que os médicos chamam de ‘o melhor dos mundos’ da amamentação para as crianças é o bebê mamar exclusivamente no seio da mãe até os seis meses. Se possível, até 1 ou 2 anos de vida, e intercalar a introdução de novos alimentos mantendo o leite materno e sem o uso de bicos artificiais. Ou seja, longe de chupetas e mamadeiras.
Uma vez que a realidade da maioria das mulheres está longe disso, com a volta precoce ao trabalho e dificuldades que impedem a amamentação no seio, ter mamadeira em casa é imprescindível. Mas como escolher a melhor mamadeira para o bebê? Que tipo de bico? É preciso esterilizar sempre? Essas e outras perguntas são respondidas por especialistas. Confira:
-
1Por que evitar a mamadeira?A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de mamadeiras e defende que desde a maternidade os recém-nascidos recebam o leite (caso a mãe não possa amamentar no seio ou haja necessidade de complemento com leite artificial especial) em copos.Acredite, o bebê tem habilidade para receber o leite do copo desde recém-nascido, quando posicionado semissentado e ofertado o líquido com muito cuidado.
Além disso, o seio apresenta a forma adequada para a pequena boca da criança que deverá sugar o leite fazendo movimentos com a língua, bochechas e mandíbula. “Esses movimentos auxiliarão no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos da face, além de estimularem os músculos dessa região, tornando-os aptos para as próximas fases da vida como a mastigação e a fala“, ressalta Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).
Segundo ela, o peito obriga o bebê a exercitar de forma natural toda a musculatura da boca, enquanto o bico da mamadeira não exerce a mesma função. “Além de todos os pontos negativos, a mamadeira se torna um hábito e acaba permanecendo como o alimento preferido até muito tarde, atrasando o processo da mastigação. Mesmo tendo todos os 20 dentes de leite já erupcionados (em torno dos 2 anos a 2 anos e meio), muitas crianças preferem a mamadeira a comer comida”, explica Irene Marchesan.
-
2Prefira o bico ortodôntico e de siliconeNa hora de escolher a mamadeira, dê atenção ao bico e jamais fure ou corte para sair mais líquido. Isso pode causar sérios engasgos: respeite o tempo do seu bebê. Para as crianças de zero a seis meses, o ideal é o bico número 1, enquanto o número 2 é o recomendado a partir dos seis meses.
As marcas mais comuns oferecem kits de mamadeiras com bicos de três tamanhos de furos de acordo com o fluxo de cada líquido: o furo pequeno para água, o mediano para o leite e o maior para líquidos engrossados.
“O bico de silicone é o mais indicado porque o látex é mais poroso e pode acumular mais resíduos”, ensina a neonatologista Débora Passos, da UTI neonatal da Maternidade Pro Matre de São Paulo.
-
3Mamadeiras que evitam refluxo e cólicas: vale a pena?Alguns tipos de mamadeiras disponíveis no mercado têm o mote de evitar cólicas e refluxo. O argumento é que mecanismos da mamadeira evitam que o bebê sugue ar, que é um dos facilitadores para a cólica e o refluxo. No entanto, usar essas mamadeiras não garante que seu bebê não terá nenhum dos problemas.
“Cólicas e refluxo são questões multifatoriais. A proposta dessas mamadeiras é de que a criança não ingere ar, o que realmente causa esses desconfortos, mas trocar a mamadeira acreditando que o problema vai acabar não acontece”, afirma a neonatologista da Pro Matre de São Paulo Débora Passos.
-
4Higienização da mamadeira não tem idadeMuitas mães acreditam que quando o bebê já está maior não é mais necessário fazer a higienização da mamadeira com água fervente. De acordo com Débora, a esterilização deve ser feita sempre que houver o uso da mamadeira: “O leite é um meio de cultura muito rico para bactérias e fácil de ser contaminado. Deve-se ter o mesmo rigor na higienização da mamadeira de quando a criança é recém-nascida.”.
É preciso ferver o bico por 5 minutos e deixar a mamadeira na água fervente pelo mesmo tempo. Sempre que o bebê fizer uso da mamadeira, repita o procedimento de higiene e use utensílios de cozinha dedicados à mamadeira para evitar contaminação de bactérias. E não se esqueça, troque os bicos a cada três meses.
-
5Até que idade a criança pode usar mamadeira?“Quanto menos tempo de uso da mamadeira é melhor para a criança. Mas acredito que após 1 ano já é o suficiente. Atualmente, o mercado tem boas opções de copos de trasição para as crianças deixarem de lado a mamadeira. Não são com furinhos, eles têm uma espécie de bico diferenciado (foto) e alça para a criança segurar sem medo“, diz Débora Passos.
Para a fonoaudióloga Irene Marchesan, da SBFa, 2 anos e meio é o limite máximo de uso da mamadeira. “Vale lembrar que a dentição chamada de ‘leite’ começa a ser substituída pela dentição definitiva em torno dos 5 anos de idade. Sendo assim, se quisermos manter dentes, oclusão, mastigação, deglutição e fala em ordem, seria bom que nessa época a mamadeira já não existisse mais“, salienta.