Onofre garante apoio do Ministério da Saúde para tornar teste da linguinha obrigatório

 

O deputado Onofre Santo Agostini (SC) esteve com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para pedir apoio na oficialização da obrigação do teste da linguinha em todos os hospitais e maternidades, públicos ou privados, do país. O parlamentar, que é autor do Projeto de Lei 4832/12, discutiu o tema com Padilha acompanhado das duas principais autoridades do assunto no país, as doutoras Roberta Martinelli, criadora do exame, e Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Padilha apoiou a iniciativa do deputado e pediu a elaboração de parecer técnico favorável do Ministério da Saúde (MS) ao PL. “Muito interessante o projeto. Assim como os testes do pezinho e da orelhinha, podemos adotar esta nova obrigatoriedade para evitar danos futuros às crianças”, disse o ministro.

Agostini agradeceu a sensatez do ministro no acolhimento da matéria e espera que o parecer do MS contribua para a aprovação do projeto pelo Congresso Nacional.  “O ministro ficou encantado. A companhia das doutoras Martinelli e Marchesan foram essenciais para sensibilizá-lo sobre o tema. São, sem sombra de dúvida, as maiores autoridades do Brasil no teste da linguinha”, disse o parlamentar.

Teste

A Dra. Martinelli apresentou estudo onde avaliou 100 bebês nascidos em Brotas (SP), dos quais 16% apresentaram alterações na língua. A avaliação do frênulo língual, mais conhecido como teste da linguinha, permite diagnosticar precocemente a chamada “língua presa” nas crianças recém-nascidas. Problemas na fala e nos movimentos para sugar o leite materno são as principais sequelas.

Em caráter conclusivo, o projeto está pronto para a pauta na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), onde já recebeu parecer favorável da relatora, a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

Luís Lourenço

 

Fonte: http://psdcamara.org.br/2013/05/08/onofre-garante-apoio-do-ministerio-da-saude-para-tornar-teste-da-linguinha-obrigatorio/

Compartilhe

Você pode se Interessar:

Anuidade ABRAMO 2022